sexta-feira, 1 de outubro de 2010

UNIDADE IV - ATIVIDADE 3 CONCEITOS DE CURRICULO

Curso: Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC
Unidade: 4 – CURRÍCULO, PROJETOS E TECNOLOGIA
Atividade 3- Conceito de Currículo e o Processo de Integração de tecnologia ao Currículo
Cursista: Norma Dayse Ferraciolli Couto
Unidade Escolar: Colégio Estadual Raimundo Alencar Leão

Data: 20/09/2010

Conceito de Currículo e o Processo de Integração de tecnologia ao Currículo
O currículo responde de forma clara as perguntas: o que, como e quando ensinar. É nele que esta tudo de importante que será colocado em prática na educação e o seu objetivo estratégico.
De forma prática as tecnologias podem ser inseridas ao currículo através de aulas dinâmicas com o uso das tecnologias e de projetos para desenvolver no aluno o gosto pelo estudo e mostrar que as necessidades do mundo atual pode ser encontrada no mundo digital.
A interação das tecnologias com o currículo se dá de forma dinâmica através da busca de novos conhecimentos pelos alunos e de maneiras diversificadas de ensino pelo professor.
Os projetos podem ser desenvolvidos no âmbito escolar para que os alunos sejam inseridos no mundo digital buscando na internet novos conhecimentos e fazendo com que o aluno busque esse conhecimento de forma integrada na sua realidade ou tentando mudar esse realidade.
Se o projeto colocado em prática mudar uma realidade o curriculo escolar foi desenvolvido de forma significativa e o objetivo estratégico foi alcançado.

UNIDADE IV - ATIVIDADE 2A SOCIALIZANDO EXPERIENCIAS COM PROJETOS

Curso: Tecnologias na educação: ensinando e aprendendo com as TIC
Unidade IV: CURRÍCULO, PROJETOS E TECNOLOGIA
Atividade: 2 A - Socializando uma experiência com projeto em sala de aula
Cursista; Norma Dayse Ferraciolli Couto
Unidade Escolar; Colégio Estadual Raimundo Alencar Leão
Data: 17/09/2010

Socializando uma experiência com projeto

O Projeto folclore foi desenvolvido com uso das tecnologias e verifiquei que o interesse dos alunos pelo projeto foi impressionante, e despertou nos alunos a prática e a teoria que as tecnologias digitais hoje mostra de forma concreta. Os alunos desenvolveram pesquisas e apresentações de alguns temas do nosso folclore.
Os alunos buscaram várias tecnologias para a realização do projeto como: pesquisas, inserir imagens, etc. Essa atividade foi de fundamental importância para despertar no aluno o gosto pela leitura, escrita, e desenvolver sua atenção, concentração, coordenação motora, criatividade e a interação de mundo digital e realidade, que mostrou ser de fundamental importância para o aprendizagem.
Todas as atividades foram realizadas de acordo com que foi programado no planejamento e a avaliação foi feita de forma continua com a participação dos alunos neste projeto.


UNIDADE IV - ATIVIDADE 1 PENSANDO SOBRE POSSIVEIS MUDANÇAS


Curso: Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC
Unidade IV: CURRÍCULO, PROJETOS E TECNOLOGIA
Atividade: Pensando sobre possíveis mudanças e contribuições das tecnologias
Cursista: Norma Dayse Ferraciolli Couto
Unidade Escolar: Colégio Estadual Raimundo Alencar Leão
Data: 20/09/2010

Pensando sobre possíveis mudanças

A internet é uma forma de interação entre professor e aluno, ao qual auxilia o professor na melhora da sua prática pedagógica de maneira rápida e eficaz.
As TIC veio transformar a forma como o professor planeja suas aulas, pois a escola não deve ser a mesma com o advindo do mundo digital.
É relevante notar que com esses recursos necessários que são as TIC pode-se criar novas estratégias que potencializem a aprendizagem de nossos educandos, fazendo com que eles busquem uma forma criativa, dinâmica e prática de utilizar a aprendizagem no seu dia-a-dia.
O que podemos fazer como mediador dessa aprendizagem é sempre nos aperfeiçoarmos e transmitir essa aprendizagem para os nossos alunos.

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Unidadade 3 atividade 4 - Refletido sobre minha aprendizagem

Este curso está voltado para o educador e, de forma especial, concebida para ajudar o professor ainda não familiarizado com o computador a entender como esse equipamento pode ser usado como tecnologia educacional (dentro ou fora da escola) e a vislumbrar como ele, professor, pode vir a usar o computador em suas atividades (agora em sala de aula). Mas nem a escola nem ele nunca mais serão os mesmos.
A unidade III – Prática Pedagógica e mídias digitais foram essenciais em todas as atividades. A atividade 01-Análise planejamento e execução de aula com material digital,como professora de história trabalhei com videos educativos . Ao colocar em prática na sala de aula o uso desses tem conteúdos de forma marcante para a efetivação da aprendizagem.
A atividade 2 – Aula utilizando os recursos do Programa TV Escola foi realizada com alunos do 6º ano “A” no laboratório, utilizando o vídeo sobre a cultura egípcia : . Os alunos mostraram interesse pelo assunto com o uso do recurso utilizado.
A atividade 3 – Plano de Aula – Autoria de objeto Hipermídia foi aplicada com os alunos do 7º ano, utilizando o vídeo sobre o modo de viver dos egípcios, foi muito válida a atividade III . Contribuindo para melhorar o aprendizado dos alunos.

Unidade 3 atividade 3 - Plano de aula - Autoria de objeto Hipermidia

Unidade 3 atividade 2 - Aulas utilizando os recursos da TV escola

Unidade 3 atividade 1 Análise, planejamento e execução de aula com material

GOVERNO DO ESTADO DO TOCANTINS
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA
DIRETORIA REGIONAL DE ENSINO DE GUARAÍ
COORDENADORIA DE FORMAÇÃO E ASSESSORIA EDUCACIONAL

PLANO DE ENSINO/ 2010

Unidade Escolar: Colégio Estadual Raimundo Alencar Leão
Professor (a): Norma Dayse ferraciolli do Couto
Disciplina: História
Ano/Série/Período: 6º ano Turma (s): 3 e 4 (vespertino)
Data: abril de 2010
1. EIXOS NORTEADORES
• Relações sociais, memória e ideologia.
2. COMPETÊNCIA:
• Valorizar o processo histórico, as constantes transformações, as necessidades da preservação do patrimônio, as diferenças no modo de viver dos diferentes povos.

3. HABILIDADES:
3.1.Perceber a importância do estudo de história como ciência que estuda as ações humanas no tempo
3.2. Analisar as diferentes visões a respeito da origem e evolução da vida humana.

4. CONTEÚDOS:
• Mesopotâmia;
• Os Fenícios.

5. METODOLOGIAS:
• Aulas explicativas e discursivas;
• Aulas Expositivas com vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=0KKS8GigZ0Q
• Questionamentos orais focando o assunto abordado;
• Resolução de atividades sobre o conteúdo em estudo;
• Leitura de Textos e Gravuras.
6. RECURSOS DIDÁTICOS:
• Livros didáticos, quadro-giz, aparelho de TV e DVD.
7. TEMAS TRANSVERSAIS:
• Pluralidade Cultural
8. INTERDISCIPLINARIDADE:
9. AVALIAÇAO:
• Avaliação discorrerá de maneira contínua através de prova escrita, participação do aluno na realização das atividades diária, trabalhos diversificados em sala de aula e extraclasse.
10. REFERÊNCIAS:
• Referencial Curricular do Ensino Fundamental 2009.
• Livro didático
11. OBSERVAÇÃO:

quinta-feira, 10 de junho de 2010

unidade 2 atividade 3 wikipédia

A Wikipédia é uma enciclopédia livre que está a ser construída por milhares de colaboradores de todo o mundo. É um site baseado no conceito de Wiki Wiki, o que significa que qualquer internauta, pode editar o conteúdo de quase todos os artigos acionando.
Wikipedia é uma boa fonte de pesquisa é uma Luz para iniciar pesquisas, lembrando que não me resumo apenas a ela, pois o trabalho fica vago e repetido. Porém, estou de acordo com o uso, de forma moderada, para a educação
Através do uso da internet, e com acesso a wikipédia, podemos desenvolver aulas mais criativas, enriquecidas com vídeos, onde os alunos podem navegar e buscar mais informações que lhes propiciem melhor aprendizagem. A wikipédia contribui para que possamos facilitar aprendizagem, mas promove-la com qualidade

Como sugestão para usar o Wikipédia levarei os alunos ao laboratório de informática para fazerem uma pesquisa sobre “ potenciação e números décimais”, logo após os alunos irão elaborar atividades sobre o que eles descobriram , em seguida farão trocas de atividades

unidade 2 atividade 1 o que é hipertexto

. Como conseqüência temos o sensível aumento do papel casual, dando ao leitor a pouca confortável sensação do seu domínio sobre o hipertexto, que no final é máxima. O termo Curso: Tecnologia na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC
Cursista: Norma deyse ferraciolli do couto
Tutora: Deusiran de Sousa Barros Silva
Unidade 2 – Navegando em hipertexto sobre hipertexto
Atividade 1 a – O que é hipertexto?

HIPERTEXTO. O hipertexto possibilita a livre escolha do caminho a ser percorrido pelo usuário, agregando-se recursos como sons, imagens, animação tornando-se a consulta mais fácil e atraente. O hipertexto pode ser usado para disponibilizar a informação em catálogo de produtos, apresentação de empresas, softwares educacionais, publicação na Internet, Windows, e outras aplicações. O hipertexto produz um elemento novo que e a simultaneidade da produção e da circulação do hipertexto. Essa estrutura é veloz e a amplitude supera de forma qualitativa e quantitativa o fenômeno da transmissão oral Ausência de limites O hipertexto é ilimitado, porém isso não corresponde a uma infinidade de linguagens disponível na tela do computador, mas a uma construção de vários significado para cada sentido que as contornam. Multilinearidade e fragmentação As questões relativas a Multilineaidade e fragmentação ao que se parece ser é uma das características mas salientes da hipertexto. A ela é associada toda a discussão entre o centro e o descentramento, construção e desconstrução de tal forma que a própria matéria do hipertexto fica escondida de baixo de conceitos e preconceitos. Interatividade É possível amplia-se os elementos disponíveis ao mesmo tempo na superfície do hipertexto, imagens, enciclopédiashipertexto foi criado no início os anos 60 por Theodore Nelson, para exprimir a idéia de escrita/leitura não linear, em um sistema de informática. Tecnicamente, um hipertexto é um conjunto de dados ligados entre si por conexão, que podem ser palavras, imagens, gráficos seqüências sonoras, etc. Recentemente tem sido empregado o termo HIPERDOCUMENTO que ressalta a utilização de múltiplos recursos de mídia num único documento em busca dissociar a idéia de apresentação textual da informação. A compreensão do conceito do hipertexto se dá com o conhecimento de algumas conceitos elementares e a forma como os hipertextos diferem dos documentos em papel a que estamos habituados.
O hipertexto e um meio de estruturar um texto de modo a que diferentes níveis de detalhe possam ser acedidos de maneira não seqüencial pelo leitor. O objetivo a esse conceito é o de permitir que o leitor possa desviar o fluxo da leitura para os assuntos referidos, no texto com o intuito de aprofundar a compreensão do texto inicial. A idéia de hipermídia é simples, ao invés de um texto, uma ligação; que pode conter um gráfico, um filme ou ate diferente sons. Alguém disse um vez que, uma imagem vale por mil palavras, hoje em dia, dos os sistemas de hipermídia que a intenet coloca a nossa disposição, são aqueles que a alguns anos atrás poderia ser considerado ficção cientifica

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Atividade 3 Conhecedo as tecnologias da escola.

Quem sou como professora e aprendiz

Hoje com a globalização, é necessário que nós educadores mudemos o nosso perfil, pois precisamos estar sintonizados com os recursos informatizados.
Ser professor e aprendiz é estar constantemente atualizando-se, aprender a aprender, apropriar-se das tecnologias disponíveis, para que possamos formar cidadãos autônomos. Sendo assim precisamos estar sempre motivados a buscar novas metodologias de ensino contextualizando as informações, não bastando somente ter acesso a informação, mas saber buscá-la nas diversas fontes e saber também transformá-las em conhecimentos, levando o indivíduo a resolver problemas da vida pessoal e profissional.
Na minha vida enquanto professora e aprendiz, busco um entrosamento maior com as tecnologias existentes na minha escola, utilizando-as nas atividades diárias com meus alunos, sempre procurando ensinar e aprender, pois acredito que a troca de conhecimentos é muito importante em nossa prática pedagógica.
Sempre busco atividades diferentes que desperte o interesse dos alunos fazendo com que eles gostem da minha aula e sintam-se a vontade para colocar suas idéias, questionar e sugerir atividades, conquistando a confiança do aluno e mostrando para ele que não estou ali somente para ensinar, mas também para aprender junto com ele e que seus conhecimentos e experiências de vida são muito importantes.
Sempre que posso quebro a rotina de sala de aula, levando-os para assistir um vídeo, filme, documentários, experiências, já previamente discutidas com os próprios alunos.
Procuro inovar quando percebo que a aula não está interessante para os alunos, confesso que fico frustrada e tento imediatamente mudar minha metodologia de trabalho, pois acho que quando os alunos não participam ativamente da aula, não há aprendizagem. Para isso é preciso que o mesmo interaja com os colegas, com o professor e com o meio em que vive.